O palco e o mundo


Eu, Pádua Fernandes, dei o título de meu primeiro livro a este blogue porque bem representa os temas sobre que pretendo escrever: assuntos da ordem do palco e da ordem do mundo, bem como aqueles que abrem as fronteiras e instauram a desordem entre os dois campos.
Como escreveu Murilo Mendes, de um lado temos "as ruas gritando de luzes e movimentos" e, de outro, "as colunas da ordem e da desordem"; próximas, sempre.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Universos paralelos da educação V: ficções da exclusão digital

- Professor, você não me chamou.
- Qual é seu nome?
- ...
- Você não está na lista.
- Mas eu estou sim.
- Tem certeza? Mostre-me o comprovante de sua matrícula. Talvez não esteja matriculado nesta matéria.
Volta com o papel.
- Professor, está aqui a matéria.
- Mas aqui está escrito que você está dispensado.
- Então? Então, eu estou matriculado.
- Mas aqui diz que você está dispensado.
- Então, estou matriculado.
- Está vendo aqui? Está escrito que você cursou a disciplina na Faculdade QWERTY. Não é verdade?
- Eu estudei lá.
- E você não fez esta matéria lá?
- Fiz.
- Como você já fez a matéria nessa outra faculdade, você não precisa fazer aqui.
- ?...
- Reparou que essa matéria e a YTREWQ já estão com nota final no seu histórico? E as outras não? É porque você já as cursou, está dispensado e não precisa fazer de novo.
- Então não preciso fazer de novo?
- Não, porque você está dispensado.
- Ah! Estou dispensado na matéria, mas não preciso fazer de novo!
- Não. Se está dispensado, é porque não precisa cursar mais uma vez. Você já sabe a matéria...
- Aaaahhhh...
- Se quiser assistir as aulas, tudo bem, mas eu não vou avaliar você!
- Obrigado, professor! Obrigado! Eu não tinha entendido antes o papel da faculdade porque não sou bom nesse negócio de informática!

Dispensado com 79 (em 100) em Filosofia.


8 comentários:

  1. hahahahahahahaha.....

    (é história real?)

    ResponderExcluir
  2. De certa forma, todas as histórias são reais...

    ResponderExcluir
  3. O que devemos pensar de alguém que cursou determinada matéria e nem se lembrava disso?

    Se mal sabe o nome da disciplina, imagina o seu aproveitamento no conteúdo oferecido.

    Não vejo isso como algo engraçado mas preocupante.

    ResponderExcluir
  4. Prezado anônimo,
    seria preocupante se acontecesse, mas uma precariedade tamanha somente seria possível em países como este: http://opalcoeomundo.blogspot.com.br/2011/02/universo-paralelo-da-educacao-ensino-do.html

    ResponderExcluir
  5. Pádua, história de amiga minha outro dia - um aluno fez a segunda chamada de uma prova, e colocou um bilhete: "professora, não lembro se fiz a prova ou não. Se já tiver feito, desconsidere". Achei seu texto verossímil...

    ResponderExcluir
  6. Sim, alguns alunos octogenários têm problemas com a memória recente e podem esquecer dessas coisas. Mas, para tornar meu texto menos verossímil, o aluno tem vinte anos!

    ResponderExcluir
  7. É, essas faculdades para octogenários têm esse pequeno problema. Como já observado em tantas ocasiões, ainda bem que tudo está para o melhor no melhor dos mundos possíveis, em Pindorama.

    ResponderExcluir
  8. Muito bem lembrado, Renata! Para que Pindorama precisaria de Voltaire, se tem Pangloss?

    ResponderExcluir