O palco e o mundo


Eu, Pádua Fernandes, dei o título de meu primeiro livro a este blogue porque bem representa os temas sobre que pretendo escrever: assuntos da ordem do palco e da ordem do mundo, bem como aqueles que abrem as fronteiras e instauram a desordem entre os dois campos.
Como escreveu Murilo Mendes, de um lado temos "as ruas gritando de luzes e movimentos" e, de outro, "as colunas da ordem e da desordem"; próximas, sempre.

sábado, 28 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013 (Desarquivando o Brasil LXXVII)

O ano de 2013 foi tão cheio de fatos novos (como a bela ocupação da Câmara dos Deputados por índios em abril, que lançou o tom dos protestos do ano: http://www.youtube.com/watch?v=GdFlyR8BOjU), mas também de velhas novidades, que me senti tentado a arrolar algumas destas recorrências insistentes e a chamar o conjunto, com abuso da expressão, de retrospectiva.


"O gigante despertou. O povo brasileiro sabe disso. [...] Esse grande gigante está acordado - 100 milhões de pessoas, recursos naturais ilimitados [...]"

A frase ufanista foi dita por vários desde junho de 2013, mas ninguém melhor para revelar seu teor progressista do que o ilibado Richard Nixon, ainda presidente dos EUA, saudando Médici em Washington em 1971 (fonte: Apesar de vocês, de James Green, São Paulo: Companhia das Letras, 2009).


"Os deputados erguem as nádegas
para lhes serem metidas moedas na ranhura.

Os investidores apostam na sementeira
de guardas-republicanos.

Os magistrados justificam o uso
da força com a força do uso.

Os militares apoiam a democracia em
geral e o cão-polícia em particular."
Trechos do poema "A visita do Papa" (1982), de Alberto Pimenta, que foi quem melhor escreveu sobre a invasão do Vaticano no Rio de Janeiro em julho de 2013. Mais sobre o caso: http://opalcoeomundo.blogspot.com.br/2013/07/estado-laico-cartao-peregrino-e-o-papa.html


"Ficou moderno o Brasil
ficou moderno o milagre:
a água já não vira vinho,
vira direto vinagre."
Segunda estrofe de "Jogos florais" de Cacaso (1944-1987), que foi, pelo que se viu das coletãneas, o melhor e mais atual poeta de protesto em 2013. Sobre a transformação do vinagre em substância ilícita: http://opalcoeomundo.blogspot.com.br/2013/06/desarquivando-o-brasil-lxi-policia.html
Lembrem-se que uma das respostas do Estado brasileiro para os protestos populares foi a condenação por cinco anos (pena máxima, o que é excepcional) de Rafael Braga Vieira, um morador de rua, em razão do porte de Pinho Sol: http://br.noticias.yahoo.com/blogs/3-por-4/quem-%C3%A9-rafael-braga-vieira-134733357.html
É infalível: se o protesto for por mais democracia, a resposta imediata do Estado brasileiro sempre será menos democracia.


"As obras em curso e o complexo hidroelétrico a ser instalado tornam, desde agora, os Municípios de [........] de particular importância sob os aspectos da Segurança Nacional."
Vocês mesmos podem completar os nomes dos Municípios amazônicos em que projetos energéticos da ditadura militar estão sendo ilegalmente implantados; neste caso, trata-se da Três Lagoas e Castilho, cuja ocupação federal foi decidida nesta reunião do Conselho de Segurança Nacional de 23 de abril de 1970.
Sobre os choques elétricos dados à democracia de hoje pela doutrina energética de segurança nacional: http://opalcoeomundo.blogspot.com.br/2013/09/terra-sem-lei-x-o-iii-encontro-nacional.html


"[...]inúmeros fatos que nos preocupam, como a reunião de grande número de pessoas, nos obriga a que se tomem algumas medidas de precaução e preventivas..."
Reações democráticas das autoridades em junho de 2013, sintetizadas pelo Delegado do DOPS/SP, Tácito Pinheiro Machado, em 25 de junho de 1976.



“Praticamente todas as paredes, além de algumas cadeiras e mesas, foram pichadas em 'spray' vermelho e preto […] Foram roubadas máquinas e documentos diversos […] No próprio dia do atentado, por volta das 10 horas da manhã, dois soldados da Polícia Militar, dizendo terem recebido ordens, compareceram à sucursal. Como não havia sido chamada a polícia, até aquele momento, e eles não quiseram se identificar nem identificar quem dera aquela ordem, foram dispensados. Mais ou menos uma hora depois, uma outra pessoa, dizendo-se da Polícia Federal, procurou a sucursal. Também recusou-se a identificar-se. Não foram respondidas as suas perguntas.”
Vandalismo e policiais não identificados em 2013, aqui exemplificados por invasão ao jornal Em Tempo, em Belo Horizonte, em 28 de julho de 1978 (fonte: Dossiê sobre os atentados terroristas cometidos por grupos para-militares em Belo Horizonte, de setembro de 1978, disponível no Arquivo Público do Estado de São Paulo-APESP).


“Compreendemos igualmente as dezenas de prisões cometidas contra advogados, muitas vezes como mais uma tentativa de amedrontá-los, no claro objetivo de aumentar ainda mais o grau de impunidade com que já contam os torturadores que integram o quadro do regime vigente.”
Prerrogativas dos advogados e defesa de militantes políticos em 2013, segundo carta dos presos políticos no Presídio da Justiça Militar Federal de São Paulo ao presidente do Conselho Federal da OAB, em 25 de outubro de 1975 (disponível no Arquivo Público do Estado de São Paulo-APESP).


Caracterização da pressão comunista e estimativas sobre suas possibilidades e vulnerabilidades.
– Proposta de constituição de CPI para apurar abusos de autoridades de segurança contra direitos humanos.”
Caráter subversivo dos direitos humanos e comissões parlamentares de inquérito que ficam em estado de proposta (olá, ALESP) em 2013, como bem documentado no RPI n. 2, 5 de março de 1975, do II Exército (disponível no Arquivo Público do Estado de São Paulo-APESP). 


"A Escola Superior de Guerra foi o espaço que começou, muito antes da Revolução, a dar cursos para os militares [...]"
Esta é de 2013 mesmo, porém poderia ser dos anos 1960. Em plena época dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, ainda há quem chame o golpe de 1964 de "revolução"; isso foi feito por José Paulo Cavalcanti, naturalmente (http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/04/1263260-integrante-da-comissao-da-verdade-sugere-cautela-em-relatorio-final.shtml), mas também por um membro da CNV que se opôs à ditadura, como se pode ver depois dos 19 minutos deste vídeo da  Empresa Brasileira de Comunicações (EBC): http://www.ebc.com.br/cidadania/2013/04/bate-papo-com-rosa-cardoso-vai-discutir-violacoes-de-trabalhadores-e-militares

Calo-me agora, não por falta de fatos e dizeres, mas por excesso de constrangimento em narrá-los. De qualquer forma, desejo a quem lê isto feliz 2014, com menos constrangimentos como esses, e mais ações que resgatem as ruas, reais e virtuais, daqueles que as asfaltam e sitiam para o poder.

2 comentários:

  1. Pádua, imperdível sua retrospectiva. Beijo grande. E que pelo menos haja mais encontros em 2014, que não será fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. 2014 provavelmente não será fácil, mas terá um lado mais divertido do que 2013 pois, com eleições, o índice de hipocrisia ambiente aumenta muito...

      Excluir